quinta-feira, 31 de maio de 2012

Olhar de Borboleta


Às vezes queria poder saber o que você está sentindo.
Queria desvendar os seus pensamentos. Queria estar com você em cada vão momento.
Já não sei o que sinto.  Pra falar a verdade, a palavra sentir não tem mais sentido pra mim. Parei com isso há muito tempo.
Você está sempre tão centrada, tão pensante, tão...
Cada ângulo que vejo seu olhar entendo que há algo novo. Que esses olhos sempre vão guardar algo. Algum segredo, algum mistério, alguma mágoa, algum amor.
Queria entender o que é isso que te faz chorar sempre que tem algum pensamento que me esconde. Queria poder sentar com você num dia frio de outono e simplesmente ver as folhas caindo, como fazíamos antes. Queria poder testemunhar a intensidade deste olhar, que, faz com que tudo em sua volta se torne mágico e impressionante.
Queria poder me juntar a você numa noite quente de verão e ver como seus olhos se camuflam facilmente com as estelas. 
Queria poder adiantar o inverno para poder segurar suas mãos, mas só me aquecer com a intensidade do teu sorriso.
Queria poder entender como a primavera consegue te deixar triste. Fazendo de ti só mais uma flor num imenso jardim.
 Querida, por que será que estou sentindo você distante? Logo eu, que não sinto nada vejo o quão diferente você está.
Quero saber para onde foi seu sorriso, que faz inveja aos astros. Quero saber onde você trancou sua voz, que fazia os pássaros virem até nos nas tardes de domingo quando a soltava tão levemente. O que você fez com seus olhos? Onde foi parar aquele esplendor?
Agora só vejo lágrimas em seu rosto.
Agora, só vejo a tristeza e angustia presas em você.
  Agora, mais do que nunca, entendo o que você queria dizer quando falava...
  Agora entendo por que em certas horas seus olhos ficavam cinzas.
Agora cada palavra faz sentido. Você dizia que até as borboletas já foram lagartas, e que mesmo que um dia elas se prendessem em seu casulo, uma hora teriam que sair, e mostrar para o mundo como é bom poder voar.
 E justo agora que eu saí, espero não ter te perdido.
 Agora que posso voar, queria te ter ao meu lado.
Mas agora entendo que vou ter que esperar. Vou ter que esperar você sair do casulo de magoas que criei.
E até lá, será a minha vez de te ensinar a amar.

Lara Sousa

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Olhos de ver

 Eu queria poder dizer, queria saber falar sobre um mundo. Um outro mundo que não é o que eu vejo, mas não consigo. Por favor, não me condene só por que não sei viver na realidade.

 Não consigo ver 'só um céu', 'só algumas pessoas', 'só uma sala vazia'.
Não consigo.
 Eu não vejo nuvens, não vejo uma flor, nem tão pouco um grupo. Eu enxergo sonhos no céu, alegria nas pessoas, esperança numa sala. 
Eu vejo um paraíso numa flor, e as luzes da felicidade num grupo.

 Então naõ me pergunte sobre o clima, eu raramente direi se está fazendo frio ou calor, eu simplesmente ficaria ali, para, olhando para o mundo com esses olhos, meus olhos, que veem acima de tudo a mágica que exite nos momentos mais simples.
Não me pergunte que dia é hoje esperando escutar números, pois eu simplesmente direi que hoje é o dia de ver, de viver a vida com a pureza, a leva, com a  luz e a simplicidade do sorriso de criança.

  Não quero ser alguém que olha para uma poça e pensa em não se molhar. Mas sim, aquela que ao enxergar o seu reflexo nela se perde em mil pensamentos.

Lara Sousa

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma vida de sonhos


Nesta sexta-feira de Páscoa eu estava conversando besteiras com uma amiga, e de repente, surgiu um assunto do qual eu gostaria de mostrar a vocês. Bem, tirem vocês mesmos as usas conclusões.
"Viviane Santos: Só te trazendo de volta a realidade, Lara

Lara Sousa: qual, por que pra mim nesse momento, tudo é relativo

Viviane Santos: Bom, a realidade do estúpido planeta o qual vivemos!
...

Lara Sousa: ah, ta. Você está falando daquele onde existem pessoas sem coração, sonhos e uma coisa chamada consciência?
No momento, prefiro fingir que este não existe

Viviane Santos: A parte dos sonhos, é bem relativo também!
E a consciência, bom parece faltar nos habitantes dessa realidade

Lara Sousa: Por que pra falar a verdade, aquelas que sonham já estão com a mente em outro lugar. Estão num lugar onde ninguém pode virar pra elas e dizer: deixe disso, são só sonhos. Volte pra realidade
Por que honestamente prefiro viver num mundo feitos de sonhos do que encarar as pessoas que dizem
" Você pode realizar os seus sonhos, só não se esqueça de voltar pra realidade de vez enquando"
Por que quem um dia já sonhou de verdade, prefere mil vezes ele a realidade"
Lara Sousa

terça-feira, 3 de abril de 2012

Entre ficar, namorar, mentir, falar a verdade, ser certa, ser errada, engordar, emagrecer, dar orgulho, dar decepções... por mim tanto faz...
O que eu quero é ser feliz. Pode ser?/

terça-feira, 27 de março de 2012

Velha infância

Nem sempre vivi num mar de cinzas, tristeza e dor.
Eu não sabia o que era o amor, embora já tenha escutado muitas coisas sobre o assunto eu nunca amara, e este sentimento pouco me interessava.

Pra mim, o mundo era uma estrela de cinco pontas, as nuvens eram feitas de sonhos e o mar de lágrimas. Lembro que sempre perguntava:
-- Papai, as pessoas sonham muito né?
-- Sim, elas precisam de motivos para existir.
--- Papai, por que tem tanta gente triste no mundo?
--- Por que  às vezes as pessoas perdem seus sonhos
-- Papai, o que acontece naquela ponta ali?
-- Que ponta querida?
-- A da estrela, pai...
-- Ali, algumas pessoas acham seus motivos pra existir.

Eu acreditava que abraços curavam, que nada tinham fim e que o céu mudava de cor conforme o seu humor.
--- Papai, o senhor está doente?
--- Estou sim. Mas veja como o céu está bonito lá fora.
---Nós estamos tristes. Papai, eu posso fazer o senhor ficar melhor?
--- Claro que pode
--- Como?
--- Só me abrace querida.

Eu pensava que borboletas eram fadas, que o vento vinha brincar e que numa família tinham de haver semelhanças.
--- Querida, o que está fazendo?
-- Brincando com o vento pai.
-- Não se mexa. As fadas estão penteando seu cabelo!
--São muitas?
-- São.
-- Então agora eu sou a princesa das fadas, como a mamãe.
--- Sim, igualzinha a ela.

Lembro que eu pensava que as sombras da noite eram amigos que vinham me visitar; que o sol roubava sorrisos e que a lua era uma irmã querida.
--- Querida, venha, vai escurecer.
--- Sim, vamos... Pai, hoje você pega uma roupa bem bonita pra eu vestir?
--- Mas você já vai dormir
-- Sim, só que eu quero ficar bonita para as minhas visitas, pai
--- Só que as pessoas não vem depois que o sol se vai...
--- É por isso que elas vem, para poder sorrir.

Já tentei contar as estrelas do céu, já fui princesa de muitos castelos e já fiz do lençol o meu melhor escudo.Já encontrei cores, desenhei flores... Já amei ,  já me decepcionei.

  Já descobrí que o mundo é uma bola, que nuvens são feitas de água doce e o mar de salgada. Soube que borboletas já foram largatas, que o vento simplesmente existe e que no final ninguém é exatamente igual numa família. Disseram-me que o sol era feito de fogo, que as sombras eram só sombras, que a lua não passa de uma pedra e que o céu não tem vida.
                  Descobrí que abraços não curam...
                 ...Que lágrimas vem de dor...
                 E que um dia tudo tem fim.

Lara Sousa

terça-feira, 20 de março de 2012

Se isso não é amor

Coisas estanhas acontecem, quando te vejo. Sei lá, me sinto diferente, estou tendo a certeza de que você fez a diferença na minha vida.
Todo mundo sabe. Minha voz falha, meus olhos brilham, minhas palvras se atrapalham, meus sentimentos se confundem.
O tempo para, e eu fico ali desejando que tudo isto seja eterno. Que nunca pare de acontecer; afinal se isso não for o tal "amor" então o que é que acontece comigo quando estou com você?
Autor desconhecido.

Levante-se

Quem disse que viver é fácil?
Quem falou que a vida é difícil?
Quem alguma vez, já parou de olhar para o seu próprio umbigo?

Já cansei de dizer que não é a vida que é difícil, ela simplesmente acontece. Agora o que você faz com ela é que importa.
Se está caiu, levante-se.
Se está bravo, acalme-se
Se caíram lágrimas, abra um sorriso.

Nós vivemos, vivemos uma vida, num mundo, um momento. Então se você realmente quer se sentir amado, feliz, vivo. Começe levantando a cabeça e jogando essa manha de lado. Por que no final é o orgulho e a falta de fé que acabam nos prendendo no chão.

Lara Sousa

segunda-feira, 19 de março de 2012

Já amei

Já amei diversas pessoas, cada uma de um jeito diferente.
Já amei despercebidamente, euforicamente, sigilosamente...
 Já encontrei em algumas pessoas o jeito de se amar odiando, o jeito de se amar só falando...

   Já amei... Mas hoje me pergunto se tudo aquilo foi real. por que foi em você que eu encontrei todas as razões para amar. De todos os jeitos; com todos os conceitos....
 Já te amei em segredo; já contei aos quatro ventos que te amo.
... Já encontrei um jeito psicopata de  te amar... Já chorei sabendo que te amo por longas noites...
                                        Já senti medo de te amar.
Uma vez você disse que iria aprender a minha maneira. E até hoje me pergunto que maneira seria.

E se você quer saber, a maneira mais fácil de amar alguém com todas as usas forças é quando você encontra nesse alguém todas as razões para amar e ser amado.

Lara Sousa

Simplesmente

Sou uma garota e escuto rock; gosto de video-game, sou viciada em animes; jogo futebol e marco mais faltas que o Zidane. Faço tudo isso sem esquecer de pentear o cabelo, pintas as unhas e ler um bom livro.
   Não posso esquecer de mencionar que só por que uma pessoa curte ver o pôr do sol não quer dizer que ela é careta, mas sim que ela tem a consciência de que um dia não terá tempo para ver as coisas simples e maravilhosas da vida.
 Sou garota, sou menina, sou mulher. Mas isso não quer dizer que eu tenho que gostar de rosa nem que evou me derreter para o primeiro que disser "eu te amo".

Tenho meus direitos e sou cheia de deveres. Amo muito e não tenho tempo para odiar.
 Sou cheia de defeitos, mas nunca fiz ninguém pensar que eu era perfeita.
Então não espere muito de mim, posso não ser uma pessoa muito comum, mas ninguém é igual.

E se você reparar, estou fazendo a minha parte. Deixando o meu mundo ser também o mundo dos outros.
Lara Sousa

quinta-feira, 1 de março de 2012

Aprendi a viver


Hoje recebi este e-mail com um conteúdo bastante inspirador que me deixou cada vez mais entretida com as coisas que realmente temos que levar em conta na nossa existência.

Aprendi....que ninguém é perfeito enquanto não te apaixonas.

Aprendi....que a vida é dura, mas eu sou mais que ela!!



Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiças... alguém as aproveita

Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.

Aprendi que... devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe
as que temos que ouvir.


Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.

Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.

Aprendi que...quando o teu filho recém-nascido
segura o teu dedo na sua mão tente prendê-lo para toda a vida

Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.

Aprendi que... temos que aproveitar da viagem e não apenas pensar na chegada.


Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e
quando deles depende a vida.

Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça...mais coisas posso fazer.




domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sorriso no silêncio

Em verdade venho tatenado o silêncio
Tentando compreendê-lo
Mas de nada me adianta se o que busco           
Na verdade é desconhecido
Não é meu nem seu, não há muitas escolhas
Agora sigo um caminho solo.
Nesse vazio que me encontro
Nada me parece familiar,
só esse gosto de nada na boca e essa imensidão no olhar.
Imensidão inerente aos olhos do desabirgados
Daquelas que não tem parada
Que são do mundo
Talvez eu busque incoscientemente
Seu colo em busca de abrigo
Seu sorriso em busca de paz
Essa inquietude que move minha alma
Atiça meu coração e não deixa compreender mais nada.
Os sentimentos se perderam em meio à imensidão
A alma se calou
E um frio tomou conta do coração
Os olhos tornaram-se cinza, não já brilho, não há luz, não há nada
Nada... nada..
Grita ao tempo. responde o eco com o som da minha voz
Ainda assim não digo nada.
Não desejo choro
Nem o posso, as lágrimas perderam no caminho
Mas não desejo reeencontrá-las
Se posso pedir algo
Quero de volta a minha paz
Me devolva seu sorriso.
Para qu eue não me perca mais.
                                                                                                                                       (Jânderson Bispo)

Defeitos humanos

Estive pensando.
Devaneando, acho que seria a palavra exata. Mas voltando ao assunto, em meio a estes devaneios encontrei coisas que me deixavam simplesmente com, como dizer, um sentimento peculiar, e uma visão nova do mundo.
  Nós somos seres vivos e nos deixamos levar com a ideia surreal de que somos a melhor espécie.    Afinal, o que é uma espécie superior?
O simples fato de que 'inventamos' umas dezenas de dialetos, descobrimos os numeros e 'sabemos' escrever não significa que somos os melhores. Por que honestamente, tenho achado algumas 'espécies menores' mais evoluidas do que a nossa singela  raça humana.
 Não exite, gravem o que digo, espécie mais egoísta e superficial que a raça humana.
O simples fato de nós termos uma vantagem genética para com os outros seres vivos não significa uq e devemos deixar de escutar os nossos sentimentos.
 Hoje em dia os pais estão tão preocupados em dar conforto, bem estar, segurança e felicidade aos seus filhos que nem notam que eles mesmo ja estão nessa busca. Só que fora de casa. Onde foi parar a família?
Onde foram parar aquelas tarde de domingo onde se descobre o melhor da semana? Onde foram parar as palavras amigas, os 'eu te amo' e os 'sempre vou estar com você'?!
  Pais, vocês tem de educar seus filhos e nao o contrário. Vocês são os adultos, e tecnicamente conhecem mais do mundo do que nós, seus simples filhos que chegaram recentemente ao mundo.
 Filhos não deviam se sentir responsáveis por nada além de aprender com os mais velhos a viver...

 Se eu disesse agora que o mundo está de cabeça pra baixo, seria uma grande perda de tempo, ele é redondo então nao da pra saber qual é a parte de cima.
 Mas se um dia se quer a humanidade acordar e parar de olhar para o seu umbigo, seria a salvação de muitas pessoas














segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Caminho da Paz

Como as coisas sempre mudam com o tempo todo o mundo sabe.
Como as pessoas se revelam, se descobrem e erram, todo mundo entende.
  Agora permanecer no erro, se julgar superior, e buscar nada além do que ficar... Ficar sempre ofuscado, não é nada bom.
Todo mundo sabe, todo mundo vê os erros que não se deve cometer. Todos temos consciência, temos a percepção, sabemos dizer o que é certo e errado, o que é justo e não, o que se deve fazer. Então por que não fazem?
  Por que se deixam levar pelos atalhos, pelo fácil, soberbo, errado e aparente; quando qualquer um pode seguir o caminho da verdade, pela estrada da vitória, seguido com humildade e tendo um caráter mais do que único, o seu!

Então, população do planeta terra, eu não sou um alíen, mas gostaria de ver todos felizes, e para isso só precisam seguir o caminho da paz.

Lara Sousa

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lamento

Eu vivo procurando respostas nas perguntas que faço e naquelas que nem ouso pensar.
Me afogo em livros, pesquisas, histórias-reais ou não-, só pra descobrir o que realmente importa; se é que isso me importa.
 Viajo em pensamentos, teorias-relativas ou não. Perco meu tempo, tempo aliáas que nunca foi meu.
Não procuro mais em palavras; não adianta discutir, todos ja tem uma "opinião formada" sobre o assunto.

Já pensei em simplesmente esquecer e tocar a minha vida. Mas não dá, lá, aqui, tudo é tão diferente, mas tão parecido... Então é impossivel esquecer.
A verdade, porém, ja´tem mais que sete letras e não me importa se devo enganá-la ou não. A questão é, que eu não posso enganar a mim mesma. Posso até tentar, mas essa verdade me atormenta.
  O mundo pode até estar diferente, mas as pessoas continuam iguais.

Eu não aguento mais viver assim. Tudo é tão... Errado.
As pessoas mentem quando dão sua palvra de que é verdade, se enganam quando tem aquela vozinham dentro dela dizendo o que é certo, mesmo assim...
  Lamento naõ é a palavra certa que eu tenho, nem que gostaria de ter. Na verdade a vida é muito mais que simples momentos, é muito mais que apenas detalhes, que fazemos questão de esquecer com o tempo. Tempo esse que nos prega mais de uma peça quando tantamos viver seguindo as suas regras.
 Esse jogo, é bom demais para ser nomeado assim. Ninguem entende, que regras são para serem quebradas e conselhos para serem seguidos; até hoje, mesmo depois de terem se passado mais de dois milênios, parece que as pessoas continuam seguindo a aparência, o que é fosoc e até mesmo rude, quando deveriam, somente, seguir a intuiçõa e a voz do coração, por mais que ele pareça bobo, por mais que ele diga que ele diga com todas as palavras que está louco.
Essa loucura tem nome, e esse nome é bem mais do que uma simples palavra.

Lara Sousa

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Liberte-se

 Nem tudo é o que parece.
  Isso, sei bem, que já foi dito diversas vezes nada mais é do que a verdade, da qual não devemos tomar inseguranças.
  Pode, em vez de ser um aviso ou ameaça, um conselho.
Não é preciso ser levado ao pé da lera, mas para ser usado como um lembrete.

 Sim, necessitamos ter cuidado com pessoas que se mostram diferentes do que realmente são.
Mas, se pernsarmos bem, somos tão falsos quanto eles. Nos escondemos em textos, músicas, roupas, maquiagem e expectativas.

  A verdade: QUEM SOMOS NÓS já ficou tanto tempo escondida que muitos nem se lembrarm como é a sua essência.

Então, o que resta é ficar em silêncio e cavar, procurar e reconfigurar completamrnet até, enfim se encontrar.

Sei que parece uma missão impossivel, e que pode-se passar um lonfo perodo até einfim encontrar.

Mas tenha fé. Se eu consigo, você também consegue.

Lara Sousa

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Descobertas

 Normalmente procuro encontrar outors pontos de vista ou uma forma pura de se encontrar. Tudo isso no silêncio.

   Sei que já fiquei um interminável tempo calada. Mas nesse tempo eu aprendí certas coisas sobre a humanidade.

  Descobrí que naõ existe medo.
Existe a insegurança e  uma mente fértil o bastante para pensar em milhares de "e se".

Descobrí que não existe solidão.
Existe um planeta com mais de 140 bilhões de formas de vida, esperando no mesmo lugar por algo que não vem.

Entendi  que esperar e buscar são duas coisas completamente diferentes.

Fingi que se procurasse no dicionário acharia o significado de:
- Amor
-Tristeza
- Saudade                        
- Desespero
-Beleza
-PAZ

E no final, descobrí que a chave da felicidade é se aceitar. Saber quem você é e gostar disso.
 Aprendi que a verdadeira felicidade está dentro de cada um de nós.

                                       Só basta acreditar.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Olhares Silênciosos

Normalmente, gosto do silêncio, por que é nele que consigo estudar as pessoas; vivenciar seus hábitos, e como gosto de dizer:  apalpar sua alma.

Quem nunca ouviu que os olhos são a janela da alma não sabe o que se pode descobrir neles.
 Quando caminho na minha jornada, encontro no silêncio, vários olhares clamando, implorando para serem ouvidos, ou simplesmente vistos:


Olhares de tristeza;
De decepção;
De fome;
Olhares perdidos.

 Mas também encontro, em suas raridades:

Olhares sapecas;
Risonhos;
Cansados, mas felizes.

Agradeço às crianças por tornarem o silêncio tão gratificante.

Lara Sousa


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O doce som do silêncio

Muitas pessoas dizem que uma imagem vale mais que mil palavras.
Outros diriam que um sorriso significa muito mais que um qualquer expiação.
Eu digo que o silêncio é mais apaixonante do que palavras, imagens e qualquer outro som.

Quem nunca se foi parar num mar silencioso de pensamentos, e nele se perdeu?
Quem jamais quis que palavras o irrompessem, mas sabia que ele era necessario?
Quem nunca ouviu a avó dizer: 'a melhor resposta é aquela não dita' não sabe a verdade que se encontra num olhar.
Eu ja fiquei em silêncio, com medo.
Ja sorri silenciosamente, tentando não macular o momento.
Pode até parecer fraqueza, mas quem nunca ficou em silêncio na frente da pessoa amada não sabe o que é coragem.
No silêncio descubro mais coisas que a maioria das pessoas, é nele que me concentro, que resolvo mistérios, que me encontro.
Nem sempre gosto do que descubro,  mas...
Nem tudo é como a gente quer .
É como tem que ser.

Lara Sousa